SECRETARIA DE SAÚDE, POLÍCIA MILITAR E GUARDA MUNICIPAL REALIZARAM AÇÃO EDUCATIVA DO MAIO AMARELO
Atualizado em 22/05/2019

Nesta quarta-feira, 22 de maio de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a Policia Militar e a Guarda Municipal realizaram uma blitz educativa em prol do movimento Transito é feito de Gente. E a gente merece respeito. O movimento teve como objetivo conscientizar a população sobre os riscos existentes no trânsito e como preveni-los no dia-a-dia.

No decorrer do mês de maio a Campanha também foi levada as escolas com palestras e apresentação de vídeos educativos e contou com a parceria da Auto Escola Cangerê.

 

Na Praça Josino de Brito, no centro da cidade foram colocadas cadeiras de rodas nas vagas de estacionamento. A idéia é alertar a população sobre o respeito às vagas especiais de estacionamento destinadas a pessoas com deficiência física e idosas.

 

Nas cadeiras de rodas foram colocadas mensagens comumente utilizadas como desculpas por motoristas que insistem em estacionar nas vagas prioritárias: “Volto já”, “É rapidinho” e “Só 1 minuto”.

                     

O Movimento

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

O que é o movimento

É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.

Objetivo do movimento

Colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.

Por que Maio?

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Por que amarelo?

O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

                           

FOTOGRAFIAS E REPORTAGEM: ALCI MARQUES