FORTES CHUVAS DANIFICARAM MUITAS RUAS E ATUALMENTE INTERROMPEM O TRABALHO DE TAPA-BURACOS NA CIDADE
Atualizado em 23/01/2020

No período chuvoso, é comum aumentar o número de buracos pelas ruas da cidade e consequentemente, aumenta também o número de reclamação sobre esse problema pelos moradores dos bairros. As chuvas torrenciais que caíram nos meses de novembro e dezembro de 2019 e janeiro de 2020 causaram muitos estragos nas vias urbanas de Campos Gerais e no Distrito de Córrego do Ouro.

A Prefeitura iniciou os trabalhos de tapa-buracos nesta segunda quinzena do mês de janeiro, mas as ações estão sendo interrompidas por causa das chuvas.  Muitos buracos ainda estão cheios de água, o que impossibilita a compactação de terra e a aplicação do asfalto, explica o Secretário de Obras Edinaldo de Paiva Tempesta. O Prefeito José Eugênio da Silva disse que, a massa asfáltica e as máquinas estão disponíveis, mas para dar continuidade aos serviços depende da estiagem.  “Pedimos a compreensão de todos neste momento, porque depende do clima para continuar a operação”.

                                 

Em uma operação emergencial, a programação é que sejam tapados os buracos das principais ruas e avenidas com maior fluxo de veículos e em locais mais críticos. No entanto, é importante esclarecer que enquanto durarem as chuvas sequenciais, fica inviável o processo de manutenção da pavimentação urbana, seria desperdício de recursos públicos, executar operação tapa-buracos enquanto não houver uma estiagem das chuvas.

                   

                                 VEJA O QUE ACONTECE SE O ASFALTO ESTIVER ÚMIDO                               

Segundo especialistas há dois principais agravantes em fazer esse serviço com tempo úmido: o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) pode perder a temperatura mais rápido, caso isto ocorra, ela perde a qualidade, além disto, a base em que a massa será deposita tem que estar seca. Sem estas condições básicas não há boa compactação e o material utilizado é desperdiçado. Para que o serviço ocorra de maneira plena, a recomendação é que seja executado com o solo mais seco.

A atual administração pede a compreensão de toda a população e afirma que em breve estará atendendo todos os bairros da cidade com a operação tapa-buracos.