PROJETO ÁGUA BOA 2020 NAS ESCOLAS MUNICIPAIS
Atualizado em 04/03/2020

O Projeto “Cultivando Água Boa, como preservá-la?” iniciou em sua 3ª edição no dia 27 de fevereiro na Escola Municipal João Cândido de Faria, na comunidade do Galo. Esta ação sócio-ambiental iniciou em 2018 nas escolas municipais e desde então, já foram plantadas pelos alunos aproximadamente 20 mil mudas de árvores.

                  

Este ano (2020) o Projeto ganhou novo parceiro, a Cooperativa dos Cafeicultores de Campos Gerais – COOPERCAM que fez a doação das mudas. Estiveram presentes na abertura do Projeto: o Presidente da COOPERCAM José Marcio Rocha e o Diretor Comercial José Eduardo Vanzela, o Superintendente de Agricultura Marcos Francisco de Oliveira e a Secretária de Educação Roseli Meneses.

                 

A preocupação com o meio ambiente é um assunto que está sempre em discussão na sociedade atual. É comum que empresas, fábricas e até a população em geral realizem ações em prol da natureza, como uma forma de reduzir os impactos causados no meio ambiente pelo uso incorreto dos recursos naturais. Dessa forma, o cuidado em preservar a natureza se tornou assunto mundial e tema para infinitos projetos de conscientização.

O ambiente escolar é o espaço destinado para a formação intelectual das crianças, e por isso, são nesses espaços que os projetos de educação ambiental como o “Cultivando Água Boa, como preservá-la?” começam a se desenvolver e a cada ano ganha novos parceiros. Desde os anos iniciais da educação infantil até o ensino médio são desenvolvidos projetos que tem a finalidade de conscientizar e incentivar as crianças e jovens a repensarem suas ações, de modo a respeitarem o meio ambiente.

Espera-se que as próximas administrações possam dar seqüência a este Projeto que se tornou referência no município de Campos Gerais.

VEJA A PROGRAMAÇÃO:

No inicio do ano cada aluno das escolas municipais recebem uma muda de árvore para plantar na propriedade de sua família. Foram criados através da Secretaria de Educação grupos de Watsap (sendo um para cada escola) onde os alunos postam fotos com imagens das plantas, mostrando onde foram plantadas, os cuidados e o desempenho das mudas de árvores. Através de uma comissão de avaliação em novembro são escolhidas as plantas que melhor desenvolveram e o aluno que a plantou recebe prêmios oferecidos pelos parceiros do Projeto e pelos comércios e empresas da cidade.

CLICK AQUI: VEJA COMO FINALIZOU O PROJETO EM 2019

 

REPORTAGEM: ALCI MARQUES