AGENTES DE SAÚDE ORIENTAM E DISTRIBUEM MÁSCARAS A TRABALHADORES RURAIS
Atualizado em 09/07/2020

Como medida de prevenção contra a Covid-19, equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão distribuindo máscaras e orientando trabalhadores rurais sobre a doença. Os agentes saem bem cedo, antes do sol raiar, para fazer a distribuição de máscaras e orientar os colhedores de café. As máscaras distribuídas foram doadas pela COOPERCAM (Cooperativa dos Cafeicultores de Campos Gerais e Campo do Meio) e compradas com recursos da Secretaria Municipal de Saúde.

  

A recomendação aos trabalhadores é para não compartilhar o uso de enxadas, pás, rastelos e outros objetos. Se isso acontecer, é importante higienizar a ferramenta sempre que ela for utilizada por alguém. O trabalhador rural também deve lavar as mãos com água e sabão após o uso dos equipamentos de trabalho e evitar tocar o rosto.

No caso de copos, garrafas, talheres e pratos, eles nunca devem ser compartilhados. Cada trabalhador no campo deve utilizar somente seu próprio utensílio para comer ou beber água, pois o coronavírus é facilmente transmitido pela saliva.

Os agentes da Saúde comparecem nos pontos onde os trabalhadores esperam pelo ônibus e fazem as devidas orientações. A detecção precoce dos sintomáticos e as orientações, tais como: uso de máscaras, isolamento social e a higienização correta são essenciais para conter o avanço da pandemia em nosso município.

                

Obs.: Para que o coronavírus entre no organismo do ser humano é preciso que haja um receptor e esses receptores estão nas vias respiratórias, por isso é muito importante tomar cuidado para não colocar a mão no rosto e evitar que o vírus chegue as mucosas de olhos, nariz e boca. E todas as vezes que voltar do trabalho para casa lave muito bem a sua mão com água e sabão, você protegerá a si e sua família de uma possível contaminação.

REPORTAGEM: ALCI MARQUES