MUTIRÃO DE CIRURGIA DE CATARATA ZERA A FILA DE ESPERA EM CAMPOS GERAIS  
  10/11/2018 17:20  
     
 

A Adm. 2017/2020, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - SMS, zerou a fila de pacientes do Sistema Único de Saúde - SUS que aguardavam pela cirurgia de catarata (faco-emulsificação). A SMS realizou um mutirão que atendeu a demanda de aproximadamente 60 pacientes que aguardavam por esta cirurgia. Os procedimentos foram realizados no Hospital Municipal Girimim da cidade de Poço Fundo - MG.

“Esta conquista do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com o apoio do Consórcio CISLAGO além de beneficiar os pacientes de Campos Gerais para a realização destes procedimentos foi imediata e eficiente para quem precisava de uma cirurgia. O prazo que o paciente aguardava era de até um ano”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde, Amanda Vaz Tostes Campos Miareli.

A faco-emulsificação é o método de cirurgia da catarata onde é realizada uma pequena incisão na córnea, de cerca de 3 mm, para fragmentar e aspirar o cristalino doente que ocasiona as dificuldades em enxergar. Depois de retirado o cristalino, é implantada uma lente intra-ocular dobrável, que fará o paciente enxergar com mais nitidez e sem ficar forçando muito a vista.

A catarata, associada ao envelhecimento da população, é a principal causa de cegueira no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A cirurgia de catarata é a solução definitiva para a visão turva ou embaçada.

POR: ALCI MARQUES

Veja mais fotos
Fotos
  Ver mais Notícias  
 
 Comentários 0